UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2013
XXII Encontro de Iniciação à Docência
Autor Principal: Josemberg de Lima Tavares
Co-Autores:
Ananda de Almeida Santos
Maria Angélica da Costa
Suely Sousa de Menezes
Maria Angélica da Costa
Suely Sousa de Menezes
Orientador:
Professor Dr. Elvis de Azevedo Matos
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID permitiu aos bolsistas dos cursos de Música e de Pedagogia da UFC o contato com a realidade da escola EMEIF Santos Dumont, na qual se percebeu a necessidade de desenvolver atividades interdisciplinares que possibilitassem às crianças a participação em vivências buscassem o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem da turma de 2° ano do Ensino Fundamental. Considerando as necessidades do contexto de trabalho, os bolsistas elaboraram o projeto “Múltiplos Saberes”, inspirado na Teoria das Inteligências Múltiplas defendida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, segundo a qual podemos ser inteligentes de oito modos diferentes. O projeto tinha como objetivo geral trabalhar as inteligências corporal-cinestésica, verbal, visual-espacial, interpessoal e intrapessoal vinculando-as à inteligência musical. O presente projeto buscou, portanto, contribuir de modo significativo para o desenvolvimento das múltiplas inteligências das crianças, por meio de atividades lúdicas e pedagógicas que possuíssem a música como elemento gerador. As atividades aplicadas em sala foram focadas na Inteligência Musical associada às demais inteligências e isso permitiu aos bolsistas trabalhar o conteúdo lecionado de forma interdisciplinar, com a professora responsável pela turma. Destaca-se, ainda, como respostas às iniciativas do projeto, um trabalho de inclusão realizado junto a um estudante surdo que não dominava a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A partir dessa necessidade específica foram trabalhadas atividades proporcionaram a socialização de todos os estudantes da turma, por meio da aquisição de da linguagem de sinais. É possível afirmar que as experiências desenvolvidas no projeto possibilitaram ao corpo docente e discente uma troca de saberes, gerando uma maior conscientização do processo de ensino aprendizagem de cada individuo.