UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2013
XXII Encontro de Iniciação à Docência
Autor Principal:
Rafael Sousa de Maria
Co-Autores:
Liliane Alves Bezerra
Rosana Cardoso Martins
Rosana Cardoso Martins
Orientador:
Professor Dr. Elvis de Azevedo Matos
Resumo
O presente trabalho enfoca os jogos musicais que foram aplicamos na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Alvorada, na qual estamos inseridos através do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID). O PIBID tem como foco a formação docente, pois ampliado os desafios e incentivando os graduandos, no caso dos cursos de Música e de Pedagogia da UFC, quanto à compreensão dos desafios e possibilidades do trabalho docente, uma vez que os licenciandos dos referidos cursos estão inseridos na realidade escolar. Os jogos musicais trabalhados constituíram momentos lúdicos nos quais a aprendizagem musical foi construída progressivamente com o objetivo de fazer com que a criança aprenda música brincando, pois os jogos são ferramentas fundamentais para o processo de aprendizagem. Através de atividades diversas (O Maestro, Dança das cadeiras, corrida do som, imitando o silêncio) que trabalharam elementos básicos da música como, percepção, ritmo, andamento, som, intensidade e altura foi possível iniciar um processo de musicalização no qual as crianças responderam com entusiasmo às atividades que foram aplicadas durante as vivências em sala de aula. Foi possível perceber, ainda, um avanço na percepção das crianças em relação aos elementos musicais trabalhados com base nos pressupostos da psicomotricidade e da ludicidade, pois, de uma atividade para outra, o domínios dos aspectos musicais trabalhados superou nossas expectativas iniciais. O trabalhos realizado de maneira interdisciplinar com Música e Pedagogia tem sido de grande valia para a busca do conhecimento e através dele percebemos que a troca de experiências e a cooperação eleva a qualidade da ação docente e promove a aprendizagens significativas para as crianças.