segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MÚSICA E LETRAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2013

XXII Encontro de Iniciação à Docência

 

Autor Principal:    
João Paulo Ribeiro de Holanda

Co-Autores:   
Francisco de Assis Soares Quintela Júnior
Rafael Souza de Maria
Rosana Cardoso Martins

Orientador:    
Professor Dr. Elvis de Azevedo Matos

Resumo


Estar inserido, como bolsista, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos oportuniza o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, no caso, entre música e letramento fazendo com que o ensino adquira uma conotação multiforme, gerando um maior rendimento à interação entre professor e aluno. Através deste trabalho buscamos demonstrar algumas atividades desenvolvidas de forma a oportunizar o ensino de música conjuntamente com o desenvolvimento do letramento, visando construir coletivamente uma experimentação dos conteúdos de maneira lúdica e participativa. O trabalho desenvolvido no período letivo de 2013 na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Alvorada é a experiência que nos possibilita refletir e demonstrar algumas atividades realizadas em sala de aula. A composição musical foi forte aliada à proposta de encontros lúdicos, através de músicas que trabalham tantos elementos de teoria e prática musical e aspectos lingüísticos, por exemplo, a canção “Ei meu amigo”, que ensina a escala musical através do solfejo e facilita, de semelhante modo, a compreensão de aspectos lingüísticos aumentando a potencialidade cognitiva da criança na ortografia, na unidade lingüística, na ressignificação de palavras, na ordenação, na desordenação e na identificação de palavras da mesma família. Uma melhora significativa no processo de alfabetização e letramento das crianças pode ser percebida, igualmente na educação musical gerando noções fundamentais para a compreensão da música como arte, através do desenvolvimento de aspectos como altura, afinação, andamento, intensidade e identificação de padrões sonoros. A abordagem multidisciplinar do relacionamento entre música e pedagogia no PIBID merece destaque, pois foi à “mola motriz” que nos impulsionou a realização de atividades como estas nos preparando para a docência futura.