segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

OFICINAS DE MÚSICA: EXPERIÊNCIAS E SENSAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2013

XXII Encontro de Iniciação à Docência

 

Autor Principal:    
Claudio Fernandes Damasceno da Silveira

Co-Autores:    
Rosival Cardoso de Queiroz
Aianaa Jéssyca Marques da Silva
Ana Maria Sobrinho
Carlos Siqueira Rocha

Orientador:    
Professor Dr. Elvis de Azevedo Matos

Resumo:

Este trabalho relata a experiência das oficinas musicais desenvolvidas pelos bolsistas de música do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Escola Municipal Professor Martinz de Aguiar, durante o mês de Julho de 2013. As Oficinas tinham por objetivo compartilhar experiências entre os bolsistas, supervisoras e coordenadores de música e pedagogia participantes do Programa, incentivar a prática docente dos bolsistas do Curso de Música e oportunizar aos bolsistas do Curso de Pedagogia um aprofundamento na linguagem musical. Para a realização das atividades foram formados três grupos de dois bolsistas, cada dupla ficou responsável por um eixo temático (composição, jogos musicais e paisagem sonora) para desenvolver seu trabalho. O critério para a escolha dos temas teve por base as atividades desenvolvidas previamente pelos bolsistas de música na escola em que atuam. Durante três dias seguidos cada dupla ministrou uma oficina de três horas sobre um dos temas escolhidos. Concluímos que a realização das oficinas foi um momento importante na formação dos participantes do PIBID, pois proporcionou a troca de experiências entre os integrantes do projeto e possibilitou aos bolsistas ministrantes um momento para pesquisar autores como Drummond (2009) e Schafer (2012), para planejar o trabalho das oficinas, desenvolvendo assim sua prática docente. Percebemos também um significativo envolvimento dos estudantes de Música e Pedagogia no trabalho realizado.