segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

FORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL: SENSIBILIDADE EM SALA DE AULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

VII ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES

 


Autor Principal:
Bruno de Sousa Santos

Co-Autores:
Cláudio Fernandes Damasceno
Daniel Furtado de Lima
Raimunda Cordeiro
Sâmia Mendes 

Orientador
Professor Dr. Elvis de Azevedo Matos

 

 RESUMO


O projeto Dinâmica das boas maneiras, em andamento na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (ENMEIF) Santos Dumont, realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de Pedagogia e Música da UFC, objetiva a execução de atividades que desenvolvam a percepção social dos estudantes, através de experiências socializantes que promovam a cultura e o resgate de valores como respeito, cooperação e solidariedade. Para o cumprimento destes objetivos os monitores do projeto, junto com professor responsável pela sala de aula, estabelecem diversas dinâmicas de grupo: uso de recursos de mídia, atividades de leitura vivências de teatro e música. Para sensibilizar os alunos através de são utilizados curtas-metragens cujo conteúdo aborda ações de solidariedade, cordialidade, superação, gratidão, dentre outras. Após a apresentação dos vídeos os alunos são convidados a um diálogo sobre os valores e situações retratadas. Como atividade literária trabalha-se com o livro O pequeno príncipe, no qual encontram-se diversas passagens que lidam com práticas e valores humanos. Por meio do capítulo XXI do referido livro (O pequeno príncipe e raposa), espera-se que o aluno reflita sobre a importância das relações que ocorrem ao longo da vida, ressaltando que elas constituem algo essencial na formação do indivíduo como ser social. Diversas dinâmicas de grupo com o objetivo de proporcionar ao aluno “vivências” de situações nas quais eles podem se colocar no lugar do outro e se inserir num contexto de cordialidade e respeito, são implementadas como complemento do que foi apreendido com as tarefas anteriores. Atividades teatrais e musicais são trabalhadas com os alunos como uma estratégia pedagógica para formar uma consciência humana que só a sensibilidade artística consegue alcançar.