segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

JOGOS MUSICAIS E LETRAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

VII ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES

 

Autor Principal:
Rafael Sousa de Maria


RESUMO 

 

Este trabalho enfoca atividades realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Alvorada, por bolsistas de Música e de Pedagogia vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mantido CAPES/MEC, o qual objetiva valorizar o magistério. O objetivo do trabalho que aqui apresentamos foi unir os jogos musicais com letramento, buscando um melhor aprendizado  no processo de alfabetização de crianças com as quais trabalhamos. A aprtir de nosso olhar de licenciandos, foi possível observar dificuldades nos alunos da turma de primeiro ano, tanto no que se referia ao processo de alfabetização, quanto no que concernia ao conhecimento musical. Para promover uma iniciação musical aos alunos e, ao mesmo tempo, contribuir para com o processo de alfabetização, as atividades musicais em sala de aula passaram a ser  realizadas em conjunto com o processo de letramento. A proposta tem no jogo musical uma ferramenta muito importante, pois este estimula o interesse e a participação das crianças nas atividades. Estudando alguns educadores musicais como Pereira (1948) Mignone (1961) e Koellreutter (1978) e Brito (2001), percebemos que jogos relacionados com música, podem ser uma boa alternativa para o trabalho em sala de aula. Desenvolvemos atividades lúdicas nas quais que as crianças pudessem desenvolver a noção de “alturas dos sons” e conhecer os nome das notas musicais. Assim, este trabalho foi realizado através de jogos utilizados em sala de aula, buscando sempre um vínculo com o  processo de letramento ali empreendido. Podemos afirmar que a relação entre música, ludicidade e letramento contribuiu de forma significativa na formação das crianças que participaram do projeto.