UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA
DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
VII ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES
Autor Principal:
Ana Maria de Sousa Sobrinho
RESUMO
O presente trabalho aborda o fazer musical nas práticas pedagógicas implementadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nas áreas de Música e de Pedagogia. Considerando a música de suma importância para evolução integral da criança vislumbramos que essa linguagem pode contribuir para com outras disciplinas. A Música pode exercer um importante papel na mediação interdisciplinar dos conhecimentos pedagógicos, devido ao seu caráter lúdico e por desenvolver habilidades essenciais para o fortalecimento da personalidade, contribuindo ainda para o desenvolvimento da motricidade e do contato com o mundo simbólico, incrementando desenvolvimento da criatividade. Com base nesses pressupostos e percebendo algumas dificuldades que os estudantes, bolsistas da área de Pedagogia ainda sentem no trato com as questões sonoras em sala de aula, foram ofertadas oficinas de musicalização para os estudantes de Pedagogia, bolsistas do PIBID. Através de brincadeiras e jogos musicais envolvendo atividades de parlendas, quadrinhas, cirandas, exploração de sons, jogo da memória musical e história cantada, o Projeto buscou aproximar os estudantes de pedagogia do universo musical. O projeto abrangeu também as oficinas de Canto Coral (Canto Coletivo e Composição), Percussão (Percussão Corporal e com instrumentos) e também construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. As oficinas foram ministradas pelos bolsistas da área de Música para os bolsistas da área de Pedagogia e, posteriormente, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Professor Martinz de Aguiar, nas salas de aulas nas quais atuam bolsistas do PIBID, os estudantes de Pedagogia manifestaram boa participação e entendimento da proposta conduzida nas oficinas pelos estudantes de Música, elaborando e aplicando atividades que envolviam os conteúdos explorados nas oficinas.