segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CAIXA MUSICAL: IMAGINAÇÃO, AUDIÇÃO E MUSICALIDADE NO PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2013

XXII Encontro de Iniciação à Docência

 

Autor Principal:    
Jose Danilo Rodrigues Campos Neto

Co-Autores:    
Francisco de Assis Soares Quintela Júnior
Tauane Gomes Moreira
Renan Pablo Feitosa de Sousa

Orientador:    
Professor Dr. Elvis de Azevedo Matos

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) nos dá a oportunidade de estar em contato real com a rotina escolar, atuando como bolsistas em sala de aula. As atividades que desenvolvemos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Alvorada, na qual trabalham bolsistas das áreas de Música e Pedagogia, se dá forma interdisciplinar, buscando o desenvolvimento de trabalham integrados. No Período 2013.1, na turma de Educação Infantil V, desenvolvemos uma vivência que mostrou bons resultados e impactou positivamente a rotina da turma, a qual chamamos de “Caixa Musical”. Sabendo que as crianças estão na idade de 5 anos e que estas precisam de uma abordagem pedagógica que estimule a imaginação para a apreensão de conteúdos, desenvolvemos uma maneira lúdica para aplicação dos trabalhos. A “Caixa Musical” (feita em papelão, com adornos coloridos) teve a função de estimular a imaginação e a sensibilidade. No momento da aplicação nos sentamos em círculo e a balançamos “A Caixa Musical”, para fazer com que as crianças tentassem descobrir por meio do som, qual instrumento musical e/ou outros materiais existiam em seu interior. Em seguida a caixa era aberta e as atividades passavam a ser trabalhadas com os instrumentos revelados. Dessa forma, as crianças se mostraram mais concentradas e assimilam, de uma maneira mais criativa os conteúdos sonoros propostos. É notável também, a memória auditiva que elas exercitam ao tentar imitar com a voz, o timbre de um instrumento musical: outra estratégia que trabalhamos juntamente com a “Caixa Musical”. Tendo em vista esse contexto, nós como educadores em formação, devemos experimentar vivências lúdicas e efetivas, para o compartilhamento de conteúdos, buscando uma consciência musical a partir da infância.