segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

HUMANIZAÇÃO E FORMAÇÃO CIDADÃ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2013

XXII Encontro de Iniciação à Docência


Autor Principal:   
Daniel Furtado de Lima

Co-Autores:   
Bruno de Sousa Santos
Sâmia Mendes Gonçalves de Oliveira
Diná Ester Batista do Nascimento
Claudiana Fernandes de Freitas

Orientador:    Professor Dr. Elvis de Azevedo Matos

Resumo:


O projeto Humanização e Formação Cidadã foi desenvolvido na escola pública EMEIF Santos Dumont através de ciclos de diálogos, nos quais usamos como ferramentas a música e literatura para sensibilizar os alunos para a importância de outras culturas. O público alvo foi constituído por crianças do 5° ano do ensino fundamental, com idade que variava entre 10 a 15 anos. O objetivo geral da proposta era desenvolver práticas de leitura, execução de músicas e jogos musicais que os levassem os participantes a conhecer diversas culturas; também estimulamos as crianças a contarem um pouco de suas histórias de vida, nesse processo fizemos algumas entrevistas para dialogar com suas experiências, contextualizando-as em relação às múltiplas culturas existentes dentro e fora da sala de aula. Tentamos através deste projeto estabelecer um vínculo de aproximação dos alunos com outras formas de vivência de mundo, ressaltando a importância de entender e respeitar as diferenças, enfatizando, principalmente, o aprendizado de outras formas de expressão artísticas. O projeto foi aplicado pelos bolsistas do programa PIBID, juntamente com o auxílio do professor regente da sala de aula para um público de 20 crianças, em média. A primeira atividade realizada com os discentes na intenção de torná-los mais sensíveis às diferenças culturais de cada um, se deu através de uma abordagem biográfica, na qual era pedido ao aluno que falasse de um aspecto de sua vida, relatando uma situação associada a um sentimento particular. A atividade musical abordou músicas com origens culturais diferentes, que levassem ao aluno uma experiência nova e significativa que permitisse o contato e o conhecimento de diferentes povos.