segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ÁRVORE DOS VALORES



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2013

XXII Encontro de Iniciação à Docência




Autor Principal:
Rodrigo Fernandes de Lucena

Co-Autores:  
Maria Gleiciane Pereira Evaristo
Lana Raquel Rocha Lino
Raul Facundo Honorato
Raimunda Maria de Abreu Cordeiro

Orientador:  
Professor Dr. Elvis de Azevedo Matos


Resumo:


A partir da implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), na Escola Municipal Santos Dumont, vivenciamos experiências nas quais percebemos a necessidade de trabalhar valores éticos com as crianças, tais como: respeito, responsabilidade, humildade, compromisso, dignidade, amizade, união, buscando interferir de maneira positiva no processo de relação humana, na intenção de proporcionar uma melhor convivência social, buscando evitar atitudes discriminatórias ou excludentes. A escola, sobretudo a escola pública, costuma receber um público heterogêneo e para muitas crianças, a escola é a primeira oportunidade de conviver com pessoas diferentes. Esse projeto visa oportunizar ao educando, através dos valores éticos trabalhados, a compreensão de que todos devem ser tratados com dignidade, cada um com sua singularidade. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN.1997.p 45) a Escola tem a terafa de incluir explicitamente o ensino de valores e o desenvolvimento de atitudes no trabalho escolar, isto não significa, porém, tomar como alvo, instrumentos e como medida da ação pedagógica o controle de comportamento dos alunos, mas sim intervir de forma permanente e sistemática no desenvolvimento das atitudes.” Apesar de ser um trabalho complexo, é necessário acompanhar de forma cuidadosa o processo formativo dos alunos para compreender seus comportamentos no contexto amplo do desenvolvimento ético e social. O referido projeto aborda a Música, a Literatura e a Escrita, buscando, também, auxiliar no desenvolvimento afetivo dos estudantes, para que possa ocorrer uma maior sensibilização das crianças, umas para com as outras, almejando uma contribuição significativa no âmbito escolar e familiar.