UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
VII ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES
Autor Principal:
Autor: João Paulo Ribeiro de Holanda
Co-Autores:
Rita de Cassia da Silva
Pereira Holanda
Rafael Souza de Maria
Francisco de Assis Soares Quintela Junior
Rosana Martins Cardoso
Rafael Souza de Maria
Francisco de Assis Soares Quintela Junior
Rosana Martins Cardoso
RESUMO
A inserção no Programa
Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) antecipa a vivência da
rotina escolar por estudantes, graduandos em diversos cursos de licenciatura,
porém, aqui especificamente, destacamos a parceria entre Música e Pedagogia,
que possibilitou um encontro interdisciplinar, resultando em atividades
conjuntas. O intuito deste trabalho é demonstrar como essas atividades foram
realizadas na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Alvorada. No
presente ano letivo (2013) decidimos que um dos eixos para o trabalho
interdisciplinar seria a composição musical, método que tem sido usado
extensivamente por músicos e educadores musicais da atualidade, para expressar
as mais diferentes ideias. Contudo, ainda se pode afirmar que há uma escassez
de canções que facilitem o aprendizado, tanto do aspecto musical específico
quanto no aspecto pedagógico em relação com outras áreas do conhecimento,
principalmente quando a questão envolve os processos de alfabetização e
letramento. Partindo da decisão de trabalhar com composições, para enfrentar as
delicadas questões da alfabetização e do letramento, criamos canções levando em
consideração a necessidade especifica da sala de aula. Um exemplo é a canção
“Ei meu amigo” que ensina aspectos de teoria musical através do solfejo, e aborda
aspectos linguísticos buscando potencializar a dimensão cognitiva da criança na
ortografia, na unidade linguística, na ressignificação de palavras, na
ordenação, na desordenação e na identificação de palavras da mesma família. Uma
melhora significativa no processo de alfabetização e letramento das crianças
que participaram do trabalho já pode ser percebida e, da mesma maneira,
percebemos significativas conquistas no processo de musicalização, o qual gera
noções fundamentais para a compreensão da música como arte, através do
desenvolvimento da percepção de aspectos musicais tais como altura, afinação,
andamento, intensidade e identificação de padrões sonoros. Destacamos que a
interdisciplinaridade foi fator crucial para o desenvolvimento deste trabalho.