sábado, 21 de dezembro de 2013

A COMPOSIÇÃO MUSICAL: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

VII ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES

 

Autor Principal:

Autor: João Paulo Ribeiro de Holanda

Co-Autores:
Rita de Cassia da Silva Pereira Holanda
               Rafael Souza de Maria
               Francisco de Assis Soares Quintela Junior
               Rosana Martins Cardoso

RESUMO 



A inserção no Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID) antecipa a vivência da rotina escolar por estudantes, graduandos em diversos cursos de licenciatura, porém, aqui especificamente, destacamos a parceria entre Música e Pedagogia, que possibilitou um encontro interdisciplinar, resultando em atividades conjuntas. O intuito deste trabalho é demonstrar como essas atividades foram realizadas na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Alvorada. No presente ano letivo (2013) decidimos que um dos eixos para o trabalho interdisciplinar seria a composição musical, método que tem sido usado extensivamente por músicos e educadores musicais da atualidade, para expressar as mais diferentes ideias. Contudo, ainda se pode afirmar que há uma escassez de canções que facilitem o aprendizado, tanto do aspecto musical específico quanto no aspecto pedagógico em relação com outras áreas do conhecimento, principalmente quando a questão envolve os processos de alfabetização e letramento. Partindo da decisão de trabalhar com composições, para enfrentar as delicadas questões da alfabetização e do letramento, criamos canções levando em consideração a necessidade especifica da sala de aula. Um exemplo é a canção “Ei meu amigo” que ensina aspectos de teoria musical através do solfejo, e aborda aspectos linguísticos buscando potencializar a dimensão cognitiva da criança na ortografia, na unidade linguística, na ressignificação de palavras, na ordenação, na desordenação e na identificação de palavras da mesma família. Uma melhora significativa no processo de alfabetização e letramento das crianças que participaram do trabalho já pode ser percebida e, da mesma maneira, percebemos significativas conquistas no processo de musicalização, o qual gera noções fundamentais para a compreensão da música como arte, através do desenvolvimento da percepção de aspectos musicais tais como altura, afinação, andamento, intensidade e identificação de padrões sonoros. Destacamos que a interdisciplinaridade foi fator crucial para o desenvolvimento deste trabalho.