PARA QUE TODOS, CADA VEZ MAIS, POSSAMOS NOS INTERESSAR E PARTICIPAR, DIVULGAMOS AS AÇÕES PREVISTAS NO SUBPROJETO DE MÚSICA DO PROJETO PIBID DA UFC.
OS EDITAIS PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS ESTUDANTES E BOLSISTAS SUPERVISORES JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS:
AÇÕES
DO SUBPROJETO
NOME DA
AÇÃO
Formação de Orquestras
Escolas
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Formação de 4 conjuntos orquestrais nas escolas regulares do
município de Fortaleza. De acordo com parceria iniciada entre a SME e a UFC, os
bolsistas participarão do processo de ensino musical em 4 Orquestras Escolas
contemplado percussão, cordas friccionadas, vocal e instrumento harmônico. Os
estudantes estarão vinculados a professores supervisores do município para
liderança e condução dos ensaios e concertos.
NOME DA AÇÃO
Reflexão
pedagógica
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Discutir
e refletir sobre a proposta pedagógica de cada “Orquestra Escola” junto aos
bolsistas e professores supervisores. Como cada “Orquestra Escola” terá ênfase
em um instrumento, as ações de ensino-aprendizagem terão especificidades e é
importante que sejam planejadas pelo coletivo envolvido diretamente com o
projeto.
NOME DA AÇÃO
Inserção
dos estudantes na escola (1ª. fase)
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Cada
estudante deverá se apropriar do espaço escolar para que se envolva com a
proposta pedagógica da escola e construa um nexo entre a proposta da “Orquestra
Escola” e a proposta pedagógica da escola acolhedora do projeto. Esta ação será
desenvolvida através da leitura coletiva das propostas pedagógicas em cada
escola, integrando os agentes escolares envolvidos com o projeto e os bolsistas
do PIBID.
NOME DA AÇÃO
Inserção
dos estudantes na escola (2ª. fase)
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Adjacente
à compreensão de contexto da escola, essa inserção deve avançar no sentido da
aproximação com os supervisores. Nesta fase, a colaboração com o supervisor
ocorre na medida em que os
estudantes ajudam a ensaiar os naipes a partir do seu saber instrumental e
aprendem ao observarem a condução dos trabalhos e condução da orquestra
realizada pelo regente-professor, encarregado pela “regência” das aulas de
música nas escolas contempladas.
NOME DA AÇÃO
“Orquestra Escola” e a Escola (direção e
coordenação) 1ª fase
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
O
projeto deve contar com o apoio da direção e coordenação. Na 1ª fase o
envolvimento com direção e coordenação da escola se realizará com palestras,
exibição de filmes e textos sobre o Projeto “Ópera Nordestina” idealizado por
Izaira Silvino e Paulo Abel do Nascimento e que se encontra em execução na
Secretaria de Cultura Artística da UFC sob a coordenação do prof. Elvis Matos;
o “El sistema” da Venezuela, a Orquestra Pão de Açúcar; Orquestra de Bambus de
Guaramiranga entre outras.
NOME DA AÇÃO
“Orquestra
Escola” e a Escola (corpo docente) 2ª fase
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
É
necessário, também, o acolhimento da proposta por parte do docentes da escola.
Será realizada a exibição do filme sobre o “El Sistema” seguido de palestra
sobre a “Ópera Nordestina”. Tais reuniões também têm o intuito de compreender que sistemáticas de
trabalho podem ser revistas ou replicadas com o objetivo de tornar periódico
conhecimento.
NOME DA AÇÃO
“Orquestra
Escola” e a Escola (corpo discente) 3ª fase
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
No
mesmo sentido da 1ª e 2ª fases, é necessário o acolhimento da proposta por parte
do corpo discente da escola. Serão realizadas apresentações musicais nas salas
de aulas seguidas da exposição da proposta do projeto “Orquestra Escola”.
NOME DA AÇÃO
Planejamento com os
estudantes
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
O planejamento das
intervenções dos bolsistas deve ocorrer em duas instâncias: em reuniões
compartilhadas por todos os estudantes envolvidos no projeto Pibid nas 5
escolas previstas e, em segunda instância, por momentos de discussão
específicos, que levem em consideração os desafios encontrados em cada escola e
a formulação de possibilidades de superação ou resistência.
NOME DA AÇÃO
Aulas
práticas de instrumentos musicais
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Nesta
fase a orquestra está efetivamente cumprindo sua missão na qualidade de se
constituir em um espaço de formação no campo da Educação Musical. Serão
realizadas aulas semanais de percussão, cordas friccionadas, sopro, canto
coral, instrumento harmônico com duração de 1 hora e meia.
NOME DA AÇÃO
Aulas
de teoria musical
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Esta
etapa sucede a aula prática justamente para que a teoria faça sentido para o
estudante que já está vivenciando a música. A aula teórica amplia as
possibilidades de compreensão da linguagem musical e conhecimento dos signos
específicos que constituem esta linguagem. Haverá aula semanal com duração de
40 min.
NOME DA AÇÃO
Formação
de regentes
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Todos
os integrantes das “Orquestras Escolas” terão oportunidade de aprender a
liderar um grupo de músicos e principalmente desenvolver uma visão sistêmica da
organização e funcionamento de uma orquestra. Antecedendo o ensaio, cada
estudante-regente, receberá orientações de regência com duração de 40 min para
que durante o ensaio tenha a experiência prática da regência orquestral.
NOME DA AÇÃO
Constituição
de repertório de música cearense
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
A
escola deve ser difusora do saber local. O Ceará tem nomes de reconhecimento
nacional e internacional, com peças que vão do erudito ao popular, passando por
manifestações tradicionais (bois, reizados, benditos entre outras), músicas com
diversidade de estilos (baião, xote, maracatu, bolero, rock, samba, choro etc) de
pouco conhecimento. Esta riqueza é um patrimônio que a escola, investida de um
poder de legitimação da cultura local, deverá incluir no repertório para
execução e estudo.
NOME DA AÇÃO
Formação
de compositores e arranjadores
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Os
estudantes devem se apropriar do discurso musical a ponto de desenvolver suas
próprias ideias musicais e efetivamente se tornarem produtores desta cultura
musical que é viva e se renova com os jovens músicos.
NOME DA AÇÃO
Relatório de atuação
dos bolsistas e seminário
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Com vistas a estimular o desenvolvimento de reflexões acerca
dos resultados obtidos nas intervenções e das dificuldades encontradas, fica
estabelecida a elaboração de um relatório semestral de atuação dos bolsistas,
ao final do recesso de cada período escolar, juntamente com a realização anual
de um seminário sobre Música no Ensino Básico, buscando discutir e socializar
com a comunidade acadêmica as experiências docentes vivenciadas pelos
bolsistas.
NOME DA AÇÃO
Comparecimento
frequente dos coordenadores
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Periodicamente, os coordenadores de subárea visitarão as
escolas atendidas com o intuito de assistir às aulas ministradas pelos
estudantes. Dessa forma, buscar-se-á um acompanhamento in loco, com vistas a ter uma compreensão mais ampla da realidade
vivenciada pelos bolsistas e de ter mais subsídios para sugerir metodologias ou
vivências musicais alternativas.
NOME DA AÇÃO
Publicação de artigos, submissão de artigos e participação em
congressos
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Considerando a formação do professor reflexivo e pesquisador,
o coordenador de área deve incentivar e incumbir cada bolsista a formalizar
cientificamente os resultados de suas experiências em artigos, convidando-os e
mobilizando-se conjuntamente para participar de eventos de divulgação de pesquisas
e debate em Educação Musical anuais como os realizados pela ABEM e pela ANPPOM,
orientando no processo de submissão de trabalhos a revistas especializadas como
a OPUS e a ICTUS.
Coordenadores do Subprojeto de Música-PIBID (UFC, Campus de Fortaleza)
Professor Jáderson Aguiar Teixeira
Professor Elvis de Azevedo Matos