terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MÚSICA NA ESCOLA - AÇÕES PREVISTAS PARA O NOVO SUBPROJETO DE MÚSICA DO PIBID.

PARA QUE TODOS, CADA VEZ MAIS, POSSAMOS NOS INTERESSAR E PARTICIPAR, DIVULGAMOS AS AÇÕES PREVISTAS NO SUBPROJETO DE MÚSICA DO PROJETO PIBID DA UFC.

OS EDITAIS PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS ESTUDANTES E BOLSISTAS SUPERVISORES JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS:



AÇÕES DO SUBPROJETO

NOME DA AÇÃO
Formação de Orquestras Escolas
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Formação de 4 conjuntos orquestrais nas escolas regulares do município de Fortaleza. De acordo com parceria iniciada entre a SME e a UFC, os bolsistas participarão do processo de ensino musical em 4 Orquestras Escolas contemplado percussão, cordas friccionadas, vocal e instrumento harmônico. Os estudantes estarão vinculados a professores supervisores do município para liderança e condução dos ensaios e concertos.

NOME DA AÇÃO
Reflexão pedagógica
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Discutir e refletir sobre a proposta pedagógica de cada “Orquestra Escola” junto aos bolsistas e professores supervisores. Como cada “Orquestra Escola” terá ênfase em um instrumento, as ações de ensino-aprendizagem terão especificidades e é importante que sejam planejadas pelo coletivo envolvido diretamente com o projeto.

NOME DA AÇÃO
Inserção dos estudantes na escola (1ª. fase)
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Cada estudante deverá se apropriar do espaço escolar para que se envolva com a proposta pedagógica da escola e construa um nexo entre a proposta da “Orquestra Escola” e a proposta pedagógica da escola acolhedora do projeto. Esta ação será desenvolvida através da leitura coletiva das propostas pedagógicas em cada escola, integrando os agentes escolares envolvidos com o projeto e os bolsistas do PIBID.

NOME DA AÇÃO
Inserção dos estudantes na escola (2ª. fase)
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Adjacente à compreensão de contexto da escola, essa inserção deve avançar no sentido da aproximação com os supervisores. Nesta fase, a colaboração com o supervisor ocorre na medida em que os estudantes ajudam a ensaiar os naipes a partir do seu saber instrumental e aprendem ao observarem a condução dos trabalhos e condução da orquestra realizada pelo regente-professor, encarregado pela “regência” das aulas de música nas escolas contempladas.


NOME DA AÇÃO
 “Orquestra Escola” e a Escola (direção e coordenação) 1ª fase
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
O projeto deve contar com o apoio da direção e coordenação. Na 1ª fase o envolvimento com direção e coordenação da escola se realizará com palestras, exibição de filmes e textos sobre o Projeto “Ópera Nordestina” idealizado por Izaira Silvino e Paulo Abel do Nascimento e que se encontra em execução na Secretaria de Cultura Artística da UFC sob a coordenação do prof. Elvis Matos; o “El sistema” da Venezuela, a Orquestra Pão de Açúcar; Orquestra de Bambus de Guaramiranga entre outras.


NOME DA AÇÃO
“Orquestra Escola” e a Escola (corpo docente) 2ª fase
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
É necessário, também, o acolhimento da proposta por parte do docentes da escola. Será realizada a exibição do filme sobre o “El Sistema” seguido de palestra sobre a “Ópera Nordestina”. Tais reuniões também têm o intuito de compreender que sistemáticas de trabalho podem ser revistas ou replicadas com o objetivo de tornar periódico conhecimento.


NOME DA AÇÃO
“Orquestra Escola” e a Escola (corpo discente) 3ª fase
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
No mesmo sentido da 1ª e 2ª fases, é necessário o acolhimento da proposta por parte do corpo discente da escola. Serão realizadas apresentações musicais nas salas de aulas seguidas da exposição da proposta do projeto “Orquestra Escola”.

NOME DA AÇÃO
Planejamento com os estudantes 
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
O planejamento das intervenções dos bolsistas deve ocorrer em duas instâncias: em reuniões compartilhadas por todos os estudantes envolvidos no projeto Pibid nas 5 escolas previstas e, em segunda instância, por momentos de discussão específicos, que levem em consideração os desafios encontrados em cada escola e a formulação de possibilidades de superação ou resistência.

NOME DA AÇÃO
Aulas práticas de instrumentos musicais
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Nesta fase a orquestra está efetivamente cumprindo sua missão na qualidade de se constituir em um espaço de formação no campo da Educação Musical. Serão realizadas aulas semanais de percussão, cordas friccionadas, sopro, canto coral, instrumento harmônico com duração de 1 hora e meia.

NOME DA AÇÃO
Aulas de teoria musical
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Esta etapa sucede a aula prática justamente para que a teoria faça sentido para o estudante que já está vivenciando a música. A aula teórica amplia as possibilidades de compreensão da linguagem musical e conhecimento dos signos específicos que constituem esta linguagem. Haverá aula semanal com duração de 40 min.

NOME DA AÇÃO
Formação de regentes
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Todos os integrantes das “Orquestras Escolas” terão oportunidade de aprender a liderar um grupo de músicos e principalmente desenvolver uma visão sistêmica da organização e funcionamento de uma orquestra. Antecedendo o ensaio, cada estudante-regente, receberá orientações de regência com duração de 40 min para que durante o ensaio tenha a experiência prática da regência orquestral.

NOME DA AÇÃO
Constituição de repertório de música cearense
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
A escola deve ser difusora do saber local. O Ceará tem nomes de reconhecimento nacional e internacional, com peças que vão do erudito ao popular, passando por manifestações tradicionais (bois, reizados, benditos entre outras), músicas com diversidade de estilos (baião, xote, maracatu, bolero, rock, samba, choro etc) de pouco conhecimento. Esta riqueza é um patrimônio que a escola, investida de um poder de legitimação da cultura local, deverá incluir no repertório para execução e estudo.

NOME DA AÇÃO
Formação de compositores e arranjadores
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Os estudantes devem se apropriar do discurso musical a ponto de desenvolver suas próprias ideias musicais e efetivamente se tornarem produtores desta cultura musical que é viva e se renova com os jovens músicos.


NOME DA AÇÃO
Relatório de atuação dos bolsistas e seminário
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Com vistas a estimular o desenvolvimento de reflexões acerca dos resultados obtidos nas intervenções e das dificuldades encontradas, fica estabelecida a elaboração de um relatório semestral de atuação dos bolsistas, ao final do recesso de cada período escolar, juntamente com a realização anual de um seminário sobre Música no Ensino Básico, buscando discutir e socializar com a comunidade acadêmica as experiências docentes vivenciadas pelos bolsistas.

NOME DA AÇÃO
Comparecimento frequente dos coordenadores
DESCRIÇÃO DA AÇÃO
Periodicamente, os coordenadores de subárea visitarão as escolas atendidas com o intuito de assistir às aulas ministradas pelos estudantes. Dessa forma, buscar-se-á um acompanhamento in loco, com vistas a ter uma compreensão mais ampla da realidade vivenciada pelos bolsistas e de ter mais subsídios para sugerir metodologias ou vivências musicais alternativas. 
NOME DA AÇÃO
Publicação de artigos, submissão de artigos e participação em congressos
DESCRIÇÃO DA AÇÃO

Considerando a formação do professor reflexivo e pesquisador, o coordenador de área deve incentivar e incumbir cada bolsista a formalizar cientificamente os resultados de suas experiências em artigos, convidando-os e mobilizando-se conjuntamente para participar de eventos de divulgação de pesquisas e debate em Educação Musical anuais como os realizados pela ABEM e pela ANPPOM, orientando no processo de submissão de trabalhos a revistas especializadas como a OPUS e a ICTUS.    



Coordenadores do Subprojeto de Música-PIBID (UFC, Campus de Fortaleza)

Professor Jáderson Aguiar Teixeira

Professor Elvis de Azevedo Matos