quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

MÚSICA E INCLUSÃO- CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE ALUNO TGD

RESUMO:

O presente trabalho visa apresentar Projeto desenvolvido em Escola Municipal, em Fortaleza. O trabalho foi realizado na sala de recurso multifuncional com uma criança do Infantil V, que apresenta autismo. O projeto visa contribuir para que a criança G.S. se beneficie do convívio social com e se desenvolva cognitivamente e socialmente.  O trabalho consistiu na proposição de atividades que priorizaram a ludicidade, a vivência musical/corporal e as construções partilhadas culturalmente. A utilização desses procedimentos teve por finalidade possibilitar que a criança G.S construísse significados e atribuísse sentido ao mundo social. Além da proposição dessas atividades foram realizadas oficinas com a finalidade de propiciar trocas de experiências, ampliação do leque comunicativo, construção compartilhada do conhecimento, respeito às diferenças, fortalecimento da autoestima e estímulo da convivência. O projeto ocorre quinzenalmente, com duração de 90 minutos. As atividades são desenvolvidas pela professora do AEE e pela professora da sala comum, as quais são assessoradas por três acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (dois do curso de graduação de música e um do curso de graduação de pedagogia) da Universidade Federal do Ceará, além das supervisoras de música e de pedagogia do PIBID. As atividades são observadas e sistematizadas através de registro escrito e visual para posterior análise pelo grupo de trabalho. Conclui-se que a prática diária do professor, quando  baseada no ativismo, subvaloriza a riqueza existente nas relações entre os sujeitos cognoscentes, acarretando pouca exploração do conflito sociocognitivo, aspecto necessário para o desenvolvimento cognitivo de todo e qualquer aluno. Observou-se também  melhoria da capacidade comunicativa do aluno,  enriquecimento do seu repertório vocabular, e a construção de laços afetivos entre a criança G.S e seus pares.

Trabalho apresentado no VI Encontro de Práticas Docentes, com resumo publicado nos anais do referido evento.

Orientador
ELVIS DE AZEVEDO MATOS
Email
elvis@ufc.br
Bolsista Principal:
     Nome
Ana Patrícia da Silva Mendes Paton Viegas
     
Co-Autores
Antonia Fernandes Ferreira
Brasiliana Diniz da Silva Cruz
Rosana Cardoso Martins