RESUMO:
O presente trabalho visa
apresentar Projeto desenvolvido em Escola Municipal, em Fortaleza. O trabalho
foi realizado na sala de recurso multifuncional com uma criança do Infantil V,
que apresenta autismo. O projeto visa contribuir para que a criança G.S. se
beneficie do convívio social com e se desenvolva cognitivamente e
socialmente. O trabalho consistiu na
proposição de atividades que priorizaram a ludicidade, a vivência
musical/corporal e as construções partilhadas culturalmente. A utilização
desses procedimentos teve por finalidade possibilitar que a criança G.S
construísse significados e atribuísse sentido ao mundo social. Além da
proposição dessas atividades foram realizadas oficinas com a finalidade de
propiciar trocas de experiências, ampliação do leque comunicativo, construção
compartilhada do conhecimento, respeito às diferenças, fortalecimento da
autoestima e estímulo da convivência. O projeto ocorre quinzenalmente, com
duração de 90 minutos. As atividades são desenvolvidas pela professora do AEE e
pela professora da sala comum, as quais são assessoradas por três acadêmicos do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (dois do curso
de graduação de música e um do curso de graduação de pedagogia) da Universidade
Federal do Ceará, além das supervisoras de música e de pedagogia do PIBID. As
atividades são observadas e sistematizadas através de registro escrito e visual
para posterior análise pelo grupo de trabalho. Conclui-se que a prática diária
do professor, quando baseada no ativismo,
subvaloriza a riqueza existente nas relações entre os sujeitos cognoscentes,
acarretando pouca exploração do conflito sociocognitivo, aspecto necessário
para o desenvolvimento cognitivo de todo e qualquer aluno. Observou-se também melhoria da capacidade comunicativa do
aluno, enriquecimento do seu repertório
vocabular, e a construção de laços afetivos entre a criança G.S e seus pares.
Trabalho apresentado no VI Encontro de Práticas Docentes,
com resumo publicado nos anais do referido evento.
Orientador
|
ELVIS DE AZEVEDO MATOS
|
Email
|
elvis@ufc.br
|
Bolsista Principal:
|
|
Nome
|
Ana Patrícia da Silva Mendes Paton Viegas
|
Co-Autores
|
Antonia Fernandes Ferreira
|
Brasiliana Diniz da Silva Cruz
|
|
Rosana Cardoso Martins
|