RESUMO:
O presente trabalho é resultado
das atividades realizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental (EMEIF) Professor Martinz de Aguiar, durante as aulas de música dos
alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, de Abril a Novembro de 2012,
conduzido na turma em questão, pelo bolsista de música e com a colaboração de
uma bolsista do curso de pedagogia e da professora regente de sala. O objetivo
foi musicalizar as crianças em diversos aspectos como: parâmetros do som
(timbre, intensidade e duração), ritmos, sensação de pulso, leitura, escrita e
teoria musical através de estratégias de
aprendizagem compartilhada. Para a realização do trabalho foi formada uma banda
de música percussiva com tambores feitos com materiais recicláveis, construídos
pelos próprios alunos. Para realização do trabalho nos referenciamos nos
métodos ativos de Educação Musical, principalmente em Swanwick (2003), atrvés
da obra Ensinando Música Musicalmente. Os alunos, trabalhando em conjunto,
aprendiam a tocar os ritmos elencados para o trabalho (maracatu, baião e
marchas), quando os alunos já conseguiam tocar conjuntamente os ritmos
estudados, a partir da regência do professor/bolsista, se dava a vivência
sonora dos parâmetros do som e dos aspectos teóricos e, posteriormente, a
explicação dos mesmos. Como resultado se percebeu uma forte adesão e motivação
dos alunos para as aulas de música, principalmente pela oportunidade de tocar
um instrumento construído por eles próprios. Por fim, foi possível notar uma
evolução dos alunos na compreensão e percepção dos aspectos musicais.
Trabalho apresentado no VI
Encontro de Práticas Docentes, com resumo publicado nos anais do referido
evento.
Orientador
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ELVIS DE AZEVEDO MATOS
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Email
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elvis@ufc.br
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Bolsista Principal:
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Nome
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Cláudio Fernandes Damasceno da Silveira
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Co-Autores
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Mônica Barbosa dos Santos
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Maria Lauriane Maciel Lima
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