quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ABORDAGENS MUSICAIS NA SEMANA DA CRIANÇA NA EMEIF MARTINZ DE AGUIAR

RESUMO

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desencadeia vivências e reflexões sobre o cotidiano escolar, seus desafios e possibilidades. Nesta direção o presente trabalho enfoca a atuação dos bolsistas do  referido, mais especificamente a participação destes na Semana da Criança, ocorrida durante o mes de outubro  na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Martinz de Aguiar. O projeto Semana da Criança teve como principal objetivo proporcionar aos os alunos da escola, vivências com as diversas formas de linguagem artísticas e abordagens culturais e, para isso, foram planejadas e realizadas Oficinas de Arte que abordaram expressões musicais e plásticas como a xilogravura e o origami. As oficinas sonoro-musicais foram pensadas com o intuito de proporcionar às crianças diversas maneiras de estabelecer contato com a linguagem musical, a partir de abordagens diversificadas: canto coletivo, karaokê e contação de histórias musicadas. Por meio dessas oficinas buscamos estabelecer a interação entre criança e linguagem musical. Ao final das atividades pudemos perceber que ocorreu uma intensificação do contato com a música e verificamos que houve uma aceitação do grupo frente às maneiras como a música foi abordada nas oficinas. Percebemos também que essas atividades influenciaram no comportamento dos estudantes e observamos também que houve a quebra de receios e outras dificuldades decorrentes da falta de conhecimento e contato prático com o fazer musical por parte das crianças.

Trabalho apresentado no VI Encontro de Práticas Docentes, com resumo publicado nos anais do referido evento.

Bolsista Principal:
    

Orientador: 

 Nome


Elvis de Azevedo Matos

Carlos Siqueira Rocha
     
Co-Autores
Rosival Cardoso de Queiroz
Elizabete Marques Coelho Fiúza
Ana Maria de Souza Sobrinho
José Fernando Saroba Monteiro
Aiana Jéssyca Marques da Silva