RESUMO
O Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desencadeia vivências e reflexões sobre
o cotidiano escolar, seus desafios e possibilidades. Nesta direção o presente
trabalho enfoca a atuação dos bolsistas do
referido, mais especificamente a participação destes na Semana da
Criança, ocorrida durante o mes de outubro
na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Martinz de
Aguiar. O projeto Semana da Criança teve como principal objetivo proporcionar
aos os alunos da escola, vivências com as diversas formas de linguagem
artísticas e abordagens culturais e, para isso, foram planejadas e realizadas
Oficinas de Arte que abordaram expressões musicais e plásticas como a
xilogravura e o origami. As oficinas sonoro-musicais foram pensadas com o
intuito de proporcionar às crianças diversas maneiras de estabelecer contato
com a linguagem musical, a partir de abordagens diversificadas: canto coletivo,
karaokê e contação de histórias musicadas. Por meio dessas oficinas buscamos
estabelecer a interação entre criança e linguagem musical. Ao final das
atividades pudemos perceber que ocorreu uma intensificação do contato com a
música e verificamos que houve uma aceitação do grupo frente às maneiras como a
música foi abordada nas oficinas. Percebemos também que essas atividades
influenciaram no comportamento dos estudantes e observamos também que houve a
quebra de receios e outras dificuldades decorrentes da falta de conhecimento e
contato prático com o fazer musical por parte das crianças.
Trabalho apresentado no VI
Encontro de Práticas Docentes, com resumo publicado nos anais do referido
evento.
Bolsista Principal:
|
|
Orientador:
Nome
|
Elvis de Azevedo Matos
Carlos Siqueira Rocha
|
| |
Co-Autores
|
Rosival Cardoso de Queiroz
|
Elizabete Marques Coelho Fiúza
|
|
Ana Maria de Souza Sobrinho
|
|
José Fernando Saroba Monteiro
|
|
Aiana Jéssyca Marques da Silva
|