quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O QUE VIMOS E OUVIMOS, ISSO CANTAMOS

RESUMO:

A composição pode ser uma grande aliada na criação de músicas que contemplem contextos específicos, um deles, a sala de aula. Por meio desse recurso, nós bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID-CAPES) do curso de Música (Licenciatura) da Universidade Federal do Ceará, apresentamos o presente trabalho, objetivando demonstrar algumas composições que foram elaboradas para nos auxiliar junto à nossa prática docente, na qual percebemos as peculiaridades pedagógicas, por meio de uma ação reflexiva, junto ao cotidiano da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Alvorada (EMEIF Alvorada). As músicas que produzimos abordam uma diversidade de temáticas, desde uma utilização de aproximação afetiva do docente com o discente, observamos isso na música Seu Nome, que tem por objetivo aproximar as pessoas utilizando os seus nomes que são cantarolados dentro da composição de uma forma que todos possam acompanhar, até aspectos musicais mais específicos, como os que são trabalhados na música Solfejar, que introduz ao publico infantil o solfejo relativo. Constatamos vários benefícios que a utilização das composições nos trouxeram, tais como: o respeito ao papel da música na escola que se apresenta de maneira interdisciplinar. Observamos também que as crianças evoluem em aspectos como a afinação, a percepção de ritmos, a acuidade auditiva, a dicção e o senso de coletividade. Esse trabalho nos trouxe grandes recompensas no ano 2012 desejamos demonstrar nessa apresentação um pouco daquilo que tem sido produzido e compartilhar de forma a levar outras pessoas a verem na composição musical uma abordagem didática para o ensino de música na escola.

Composições elaboradas por pibianos para trabalho em sala de aula. As obras musicais foram apresentadas em forma de recital musical durante o VI Encontro de Práticas Docentes realizado na UFC, com resumo do processo de criação publicado nos anais do evento.

Orientador
ELVIS DE AZEVEDO MATOS
Email
elvis@ufc.br
Bolsista Principal:
     Nome
João Paulo Ribeiro de Holanda
   
Co-Autores
José Danilo Rodrigues Campos Neto
Rafael Sousa de Maria
Francisco de Assis Soares Quintela Júnior
Rian Rafaiel Silveira Nogueira