RESUMO:
A composição pode ser uma grande
aliada na criação de músicas que contemplem contextos específicos, um deles, a
sala de aula. Por meio desse recurso, nós bolsistas do Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID-CAPES) do curso de Música
(Licenciatura) da Universidade Federal do Ceará, apresentamos o presente
trabalho, objetivando demonstrar algumas composições que foram elaboradas para
nos auxiliar junto à nossa prática docente, na qual percebemos as
peculiaridades pedagógicas, por meio de uma ação reflexiva, junto ao cotidiano
da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Alvorada (EMEIF
Alvorada). As músicas que produzimos abordam uma diversidade de temáticas,
desde uma utilização de aproximação afetiva do docente com o discente,
observamos isso na música Seu Nome, que tem por objetivo aproximar as pessoas
utilizando os seus nomes que são cantarolados dentro da composição de uma forma
que todos possam acompanhar, até aspectos musicais mais específicos, como os
que são trabalhados na música Solfejar, que introduz ao publico infantil o
solfejo relativo. Constatamos vários benefícios que a utilização das
composições nos trouxeram, tais como: o respeito ao papel da música na escola
que se apresenta de maneira interdisciplinar. Observamos também que as crianças
evoluem em aspectos como a afinação, a percepção de ritmos, a acuidade
auditiva, a dicção e o senso de coletividade. Esse trabalho nos trouxe grandes
recompensas no ano 2012 desejamos demonstrar nessa apresentação um pouco
daquilo que tem sido produzido e compartilhar de forma a levar outras pessoas a
verem na composição musical uma abordagem didática para o ensino de música na
escola.
Composições elaboradas por pibianos para trabalho em sala
de aula. As obras musicais foram apresentadas em forma de recital musical
durante o VI Encontro de Práticas Docentes realizado na UFC, com resumo do
processo de criação publicado nos anais do evento.
Orientador
|
ELVIS DE AZEVEDO MATOS
|
Email
|
elvis@ufc.br
|
Bolsista Principal:
|
|
Nome
|
João Paulo Ribeiro de Holanda
|
| |
Co-Autores
|
José Danilo Rodrigues Campos Neto
|
Rafael Sousa de Maria
|
|
Francisco de Assis Soares Quintela Júnior
|
|
Rian Rafaiel Silveira Nogueira
|