quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE E FAZER MUSICAL: O CONTEXTO DA EMEIF ALVORADA

Resumo:
A atuação como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, proporciona aos estudantes um contato real com o ambiente de ensino, gerando uma série de reflexões sobre a atuação docente na escola. O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns esforços pedagógicos através dos quais buscamos conduzir o fazer musical realizado pelos bolsistas do PIBID na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental da (EMEIF) Alvorada. Consideramos, em nossa reflexão, as peculiaridades da escola e o relacionamento que estabelecemos com os alunos, buscando compreender, principalmente, o contexto em que estamos inseridos. O trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2012, nos da o embasamento empírico para desenvolver o presente trabalho, pois este se realiza no campo da experimentação reflexiva no qual confrontamos as teorias ao desfrutar da experiência de musicalização em sala de aula para podermos realmente entender como será nossa ação como professores. Torna-se claro a partir de tais reflexões que a inserção no programa PIBID fortalece nossa percepção da realidade escolar nos dando a oportunidade de acompanhar e participar de atividades educativas. Podemos afirmar que apesar das dificuldades a questão aqui abordada está viabilizando um trabalho mais flexível e ao mesmo tempo estável, pois em cada sala de aula, em cada espaço físico, em cada escola encontramos contextos e desafios diferentes que nos impulsionam a pensar e a repensar nossa atuação junto ao corpo discente buscando a interação com música de forma satisfatória, assumindo a responsabilidade do educador que deve perceber as características inerentes a cada nova experiência docente.


Trabalho apresentado no XXI Encontro de Iniciação à Docência, evento integrante dos Encontros Universitários (Universidade Federal do Ceará), ano de 2012, com resumo publicado nos anais do referido evento acadêmico.

Codificação:
1.3.08.025
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Orientador:
Elvis de Azevedo Matos
Autor Principal:
João Paulo Ribeiro de Holanda
Co-Autores:
José Edimar Batista de Lima Júnior
José Renato dos Santos Júnior
Rafael Sousa de Maria
Rosana Cardoso Martins