Resumo:
|
A atuação como bolsistas do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, proporciona aos
estudantes um contato real com o ambiente de ensino, gerando uma série de
reflexões sobre a atuação docente na escola. O presente trabalho tem por
objetivo apresentar alguns esforços pedagógicos através dos quais buscamos conduzir
o fazer musical realizado pelos bolsistas do PIBID na Escola de Ensino
Infantil e Ensino Fundamental da (EMEIF) Alvorada. Consideramos, em nossa
reflexão, as peculiaridades da escola e o relacionamento que estabelecemos
com os alunos, buscando compreender, principalmente, o contexto em que
estamos inseridos. O trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2012, nos
da o embasamento empírico para desenvolver o presente trabalho, pois este se
realiza no campo da experimentação reflexiva no qual confrontamos as teorias
ao desfrutar da experiência de musicalização em sala de aula para podermos
realmente entender como será nossa ação como professores. Torna-se claro a
partir de tais reflexões que a inserção no programa PIBID fortalece nossa
percepção da realidade escolar nos dando a oportunidade de acompanhar e
participar de atividades educativas. Podemos afirmar que apesar das
dificuldades a questão aqui abordada está viabilizando um trabalho mais
flexível e ao mesmo tempo estável, pois em cada sala de aula, em cada espaço
físico, em cada escola encontramos contextos e desafios diferentes que nos
impulsionam a pensar e a repensar nossa atuação junto ao corpo discente
buscando a interação com música de forma satisfatória, assumindo a
responsabilidade do educador que deve perceber as características inerentes a
cada nova experiência docente.
|
Trabalho apresentado no XXI Encontro de Iniciação à
Docência, evento integrante dos Encontros Universitários (Universidade Federal
do Ceará), ano de 2012, com resumo publicado nos anais do referido evento
acadêmico.
Codificação:
|
1.3.08.025
|
Área:
|
Lingüística, Letras e Artes
|
Orientador:
|
Elvis de Azevedo Matos
|
Autor
Principal:
|
João Paulo Ribeiro de Holanda
|
Co-Autores:
|
José Edimar Batista de Lima Júnior
|
José Renato dos Santos Júnior
|
|
Rafael Sousa de Maria
|
|
Rosana Cardoso Martins
|