quinta-feira, 23 de junho de 2016

2016 - Um ano de muitos desafios para o Pibid

Neste ano o Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID) sofreu seriamente com cortes e mudanças. O subprojeto de Música da UFC em Fortaleza foi afetado com o cortes de bolsistas com mais de 48 meses de atuação e com a impossibilidade de inclusão de bolsistas que substituíssem os excluídos, os desistentes e os bolsistas formados. No momento, após readequações, nosso subprojeto está atuando em três escolas e não mais em quatro como anteriormente, dessa forma, também passamos a ter três supervisores ao invés de quatro. Em relação aos bolsistas ID, sofremos com a redução de 24 para 21, número que chegou a ser 16 no decorrer do semestre. Há indicativos de novos cortes a partir de agosto desse ano, porém, estes ainda não estão confirmados. 

Apesar dessa instabilidade, no primeiro semestre de 2016 foram muitas as ações realizadas tanto pelos coordenadores nas reuniões formativas ocorridas na universidade, quanto pelos bolsistas que atenderam mais de 150 alunos nas 3 escolas parceiras: EMEF Bárbara de Alencar, EEFM Fernandes Távora e EMEF José Alcides Pinto. Nessas instituições os Bolsistas ID realizaram dois tipo de atividades: Aulas no turno e Oficinas oferecidas em contraturno, dentre elas, oficinas de: violão, teclado, flauta-doce, percussão, trompete e de canto.

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Música no primeiro semestre de 2016, basta acessar os Blogs do subprojeto em cada escola, clicando nos links abaixo: