RESUMO:
O ato de ouvir e contar histórias
está, quase sempre, presente em nossas vidas. Desde que nascemos aprendemos por
meio das experiências concretas das quais participamos e também através
daquelas experiências das quais tomamos conhecimentos por meio do que os outros
nos contam. A literatura, via criativa para a canalização do desejo humano de
ouvir e contar histórias, é uma ferramenta importante para que a imaginação da
criança seja valorizada na escola como importante estratégia para o
desenvolvimento infantil. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a
importância da hora de contar e ouvir histórias, mas de uma maneira
diferenciada, aliada a música, proporcionando uma contação mais lúdica, na
Escola de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Alvorada, através do Programa
de Iniciação à Docência- PIBID, que tem como foco proporcionar a estudantes,
licenciandos em Música e em Pedagogia, um contato real com ambiente de ensino,
gerando reflexões sobre atuação do docente na escola. Percebemos que a conexão
entre literatura e música é relevante, acessível e importante para o
desenvolvimento da imaginação e da fantasia e concluímos que através dessa
prática pedagógica a história envolta em música oportuniza a brincadeira, a
ludicidade e outros aspectos importantes do desenvolvimento da criança, pois
por meio do enredo e do personagem, as crianças podem fantasiar, imaginar e
aprender.
Orientador
|
ELVIS DE AZEVEDO MATOS
|
Email
|
elvis@ufc.br
|
Bolsista Principal:
|
|
Nome
|
Sara Nascimento de Sousa
|
| |
Co-Autores
|
José Edimar Batista de Lima Júnior
|
Valéria Freire de Sousa
|
|
Lucineide Alves de Sousa
|
|
Aline Pinheiro de Sousa
|