quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CONTAÇÃO MUSILICALIZADA: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA

RESUMO:

O ato de ouvir e contar histórias está, quase sempre, presente em nossas vidas. Desde que nascemos aprendemos por meio das experiências concretas das quais participamos e também através daquelas experiências das quais tomamos conhecimentos por meio do que os outros nos contam. A literatura, via criativa para a canalização do desejo humano de ouvir e contar histórias, é uma ferramenta importante para que a imaginação da criança seja valorizada na escola como importante estratégia para o desenvolvimento infantil. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da hora de contar e ouvir histórias, mas de uma maneira diferenciada, aliada a música, proporcionando uma contação mais lúdica, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Alvorada, através do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, que tem como foco proporcionar a estudantes, licenciandos em Música e em Pedagogia, um contato real com ambiente de ensino, gerando reflexões sobre atuação do docente na escola. Percebemos que a conexão entre literatura e música é relevante, acessível e importante para o desenvolvimento da imaginação e da fantasia e concluímos que através dessa prática pedagógica a história envolta em música oportuniza a brincadeira, a ludicidade e outros aspectos importantes do desenvolvimento da criança, pois por meio do enredo e do personagem, as crianças podem fantasiar, imaginar e aprender.

Orientador
ELVIS DE AZEVEDO MATOS
Email
elvis@ufc.br
Bolsista Principal:
     Nome
Sara Nascimento de Sousa
   
Co-Autores
José Edimar Batista de Lima Júnior
Valéria Freire de Sousa
Lucineide Alves de Sousa
Aline Pinheiro de Sousa